Seus alunos estão sendo preparados para o futuro?

Muito se fala sobre o futuro, alguns imaginam algo sombrio, cheio de máquinas dominando o mundo e com Inteligência Artificial. O fato é que muitas das vezes evoluímos na dor e sob pressão. O caos provoca transformações tecnológicas incríveis! A realidade é que a Quarta Revolução Industrial já está acontecendo sem percebermos. Um exemplo: durante os últimos tempos de pandemia, estima-se que evoluímos cerca de 20 anos na educação, por mais que haja tanta desigualdade. Uma dúvida é: Você realmente está se preparando ou preparando seus alunos para o futuro?

É notória a quantidade de profissões que ficaram sob risco de extinção durante a pandemia, causando, muitas vezes, desemprego em muitas áreas. O que acontece é que, muitas vezes, a formação pode não ser a palavra-chave para o sucesso profissional, mas sim habilidades adquiridas ao decorrer da vida.

Algumas habilidades que todo profissional deve ter em sua rotina são: Inteligência Tecnológica, Inteligência Emocional, Inteligência Cultural, Pensamento Inovador e Adaptativo, Proatividade, Flexibilidade Cognitiva.

Sobre a Inteligência Tecnológica, esse conhecimento vai além de compreender assuntos básicos de tecnologias. É fundamental entender os conceitos de computação em nuvem, desenvolvimento de software, programação de computadores, de forma a explorar tecnologias e utilizá-las de forma mais eficiente, alcançando resultados ainda melhores em sua carreira.

Por isso, é importante para os alunos que o ensino de programação de computadores esteja presente desde o primário até o ensino médio, mostrando-os e preparando-os para um futuro próximo. Um exemplo, ilustrado no vídeo a seguir, é que será possível imprimir órgãos em impressora 3D. Você já ouviu falar em impressora 3D? Sua instituição prepara para o futuro ou é apenas uma máquina de marcar questões?




0 comentários:

Postar um comentário