Operação Mesa Limpa - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

 Operação Mesa Limpa - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)



Com o advento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), algumas mudanças precisam ser implementadas no ambiente de trabalho para todas aquelas pessoas ou setores que lidam com informações de outras pessoas ou empresas. A LGPD foi criada com o intuito de ajudar as pessoas a ter mais privacidade com os seus dados, controlando assim quem pode ou não utilizar os seus dados e quais dados podem ser utilizados pelas instituições. A lei disponibiliza uma série de recomendações para que as empresas possam se adequar a essa nova realidade, trazendo algumas figuras importantes que serão as pessoas responsáveis dentro das organizações por tratar, armazenar e proteger as informações dos usuários, são elas: o controlador, o operador e o encarregado de dados. 

A LGPD já tem previstas em seu texto várias sanções para as empresas que não estiverem devidamente adequadas às indicações, que variam desde uma multa até a  publicação na mídia a respeito dos dados que foram vazados pela instituição, essa última, por sua vez, talvez seja a pior das implicações, pois mexe com a credibilidade da instituição.

O que devemos fazer para ficarmos adequados à lei? A lei não é tão simples e nem tão clara para que tudo seja implementado sem um apoio jurídico, muito mais do que um apoio tecnológico. Porém, faz-se necessário estar preocupado e conhecer um pouco do que diz a lei, para que a instituição não seja pega de surpresa. A intenção deste artigo é falar sobre uma boa prática, que já ajuda muito no processo de proteção de dados no dia a dia das instituições.

Vamos falar agora da Operação Mesa Limpa! Você sabe o que é isso?

Operação Mesa Limpa é a prática de não manter nenhum dado impresso ou anotado em papel, no meio físico, disponível para as pessoas que têm acesso àquele ambiente, ou seja, evitar ao final do expediente todos aqueles papéis que ficam espalhados sobre a mesa, para que pessoas não autorizadas ou que não deveriam ter acesso a uma determinada informação possam passar por lá e, mesmo sem querer, verificar o que tem escrito naqueles documentos. Isso por si só já nos traz uma maior segurança a respeito do vazamento de dados, tendo em vista que a maior fonte de vazamento de dados é o próprio usuário. Muito mais do que os ataques de hackers, o ponto mais vulnerável para os sistemas de segurança da informação continuam sendo usuários, pois, em sua maioria, deixam senhas fáceis ou até mesmo  senhas coladas no seu computador, facilitando assim a atuação das pessoas mal-intencionadas, que querem ter acesso a dados não autorizados, ou ainda através da engenharia social, capturando informações restritas dentro de uma conversa aparentemente inocente.

Por isso, não deixar suas senhas expostas ou com fácil acesso, desconfiar sempre de pessoas que fazem muitas perguntas a respeito do seu trabalho ou de informações relacionadas a ele e não deixar documentos físicos, sejam impressões ou anotações, sobre a mesa são medidas essenciais para ajudar na segurança das informações e, a partir daí, estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.


Espero ter ajudado, um grande abraço e até a próxima!


Alberto Brasileiro 

Especialista em gestão de tecnologia da informação, especialista em ferramentas colaborativas do Google. 


0 comentários:

Postar um comentário